A montagem correta do andaime é fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores. Por isso, essa atividade exige que o projeto e a instalação dessas plataformas sejam realizadas e acompanhadas por um profissional habilitado, ao qual está ciente das normas que devem ser seguidas com base na NR 18 e na NBR 6.494. Confira abaixo alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora de realizar a montagem do andaime.
Profissional qualificado para montagem
É fundamental a presença de um profissional durante a montagem e a desmontagem das plataformas de andaime. Além disso, é solicitado o treinamento de NR35 trabalho em altura para quem for montar e utilizar a plataforma acima de 2 metros.
Avalie a condição do terreno
Fique atento quanto ao tipo de solo do terreno do canteiro de obras. O terreno precisa ser preparado para receber a estrutura do andaime, por isso é fundamental que o solo esteja reto e compacto, de maneira a aguentar o peso do andaime, dos trabalhadores e das ferramentas que serão utilizados no local. Além disso, o piso de trabalho dos andaimes deve ter forração completa, ser antiderrapante, nivelado e fixado ou travado de modo seguro e resistente.
Verifique a qualidade das estruturas do andaime
É fundamental realizar a verificação na qualidade das estruturas do andaime para que os trabalhadores possam realizar suas atividades com segurança. Dessa forma, além de fazer uma inspeção visual e tátil dos componentes que forma sua estrutura, durante a montagem deve-se analisar o prumo e o alinhamento das plataformas. Segundo a NR 18, os fabricantes dos andaimes devem ser identificados e fornecer instruções técnicas por meio de manuais que contenham, dentre outras informações: especificação de materiais, dimensões e posições de ancoragens e estroncamentos, bem como, detalhes dos procedimentos sequenciais para as operações de montagem e desmontagem.
Forneça e fiscalize o uso de EPIs nos canteiros de obras
Os EPIs (equipamentos de proteção individual) são obrigatórios para todos os profissionais que trabalham montando e desmontando os andaimes e os que executarão as atividades. Por isso, é essencial que você forneça esses EPIs(capacete, luvas, botas, óculos, protetores auriculares, uso do cinturão de segurança com duplo talabarte…) e fiscalize se os funcionários estão fazendo uso correto deles.